Rodrigo Castelo

Biografia

Natural do Ribatejo, região rica em produtos e tradições, o chef português nasceu em 1980. Frequentou o curso de Curso de Licenciatura em Engenharia da Produção Animal durante seis anos, na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), onde aprendeu diversas técnicas de transformação de produto (fermentados, curados, fumados, entre outras). No entanto, o seu percurso profissional teve início numa área muito distinta, no ramo de vendas da indústria farmacêutica. Chegado o fim dessa etapa, Rodrigo tomou a decisão de abrir um espaço de restauração na sua cidade-natal, em abril de 2013, com o grande apoio da sua mulher. Em outubro do mesmo ano, o sonho tornou-se realidade com a abertura da Taberna Ó Balcão, em Santarém. Pouco depois da inauguração do restaurante, Rodrigo sentiu necessidade de aprender mais e aperfeiçoar as técnicas e bases da cozinha, o que o levou a frequentar durante nove meses a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). Em maio de 2019, Rodrigo Castelo esteve um mês em Londres com Nuno Mendes, chef português com carreira estabelecida na cidade inglesa, onde afinou a técnica dos preservados e fermentados.

De regresso a Portugal, foi aceitando vários novos desafios, paralelamente ao trabalho de fine dining que desenvolvia no seu restaurante, que foi ganhando cada vez mais destaque no panorama gastronómico nacional. Fez parte do painel de jurados do programa da RTP “As Receitas Lá de Casa”, depois de já longa participação como membro do júri do Jovem Talento da Gastronomia, promovido pelas Edições do Gosto. Abraçou também um projeto social de grande significado, o programa INcooking do projeto Oficinas de Cozinha, no Hospital de Santarém, em articulação com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, com que colabora até hoje, e que promove a inclusão social e alimentação saudável dos utentes da instituição.

A ligação com a ESAS mantém-se até aos dias de hoje: Rodrigo Castelo ajudou a fundar um novo curso na instituição, com a colaboração do chef João Rodrigues. O plano curricular deste Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em “Inovação em Gastronomia”, inclui disciplinas como a identificação de comestíveis (cogumelos, bagas, entre outros), a segurança alimentar ou os cortes de carne. A par disto, em 2022, o chef foi convidado pela ESAS para integrar o grupo de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agroindústria, no qual se junta a professores e outros investigadores do programa. Um trabalho que já vem de longa data e que ganha agora um novo impulso.

 

Ao longo do tempo, o chef foi aprendendo e pesquisando cada vez mais sobre a área, de modo a aprimorar a sua arte da cozinha e fazer do Ó Balcão a referência que é hoje no panorama gastronómico nacional.