História

Instalado num antigo edifício em Santarém, onde outrora funcionou uma taberna, o restaurante Ó Balcão nasceu pelas mãos de Rodrigo Castelo em 2013. Depois de um início de carreira na indústria farmacêutica, Rodrigo decidiu mudar de vida e lançar-se neste projeto familiar. Habituado a cozinhar para os amigos em encontros e tertúlias, Rodrigo Castelo assumiu o comando da cozinha desde cedo. Como chef e proprietário do espaço, implementou no menu receitas com a sua assinatura, num conceito muito focado na valorização do produto local e na tradição ribatejana, mas com um toque especial, o seu. Bons exemplos disso são o Coscorão do Rio até ao Mar e o Cremoso de Caranguejo do Rio e Lagostim do Rio, que são best-sellers até aos dias de hoje, entre outros pratos icónicos, como o Cornos e Tentáculos, que já lhe valeu alguns prémios de relevo.

 

Reconhecendo que nos últimos anos a cozinha que desenvolvia no seu restaurante tinha já sofrido uma clara evolução – muito devido à constante pesquisa e interesse pela área -, o chef decidiu fazer alguns pequenos ajustes no serviço e no espaço que, em junho de 2021, foi renovado de forma a acompanhar a contemporaneidade da cozinha do chef. A par desta mudança, foram apresentados novos menus de degustação, e uma nova carta, muito representativos dos produtos da região. Delicada e elegante, a proposta gastronómica do restaurante é sempre acompanhada de um serviço cuidado a cargo de Francisco Florêncio, chefe de sala e sommelier do restaurante. Nesta renovação, Ó Balcão ganhou ainda uma nova e imponente garrafeira, composta por mais de 100 referências.

Este projeto ribatejano, que Rodrigo Castelo fez nascer em 2013, tem vindo a mostrar um trabalho evolutivo assente na tradição da cozinha portuguesa e na valorização dos produtos do Ribatejo. Para desenvolver este trabalho tem firmado parcerias com produtores regionais, como a Bimi Portugal, as Carnes Montanha, ou a Adega do Cartaxo, valorizando o património cultural e gastronómico do Ribatejo e a produção local. Aliás, é à mesa com produtores e pescadores que o chef se senta regularmente para troca de experiências e ideias, o que acaba por ajudar no trabalho criativo da sua cozinha, que nos últimos anos tem sido reconhecida a nível nacional e internacional com diversas distinções, como é o caso da atribuição do título de “Bib Gourmand” no Guia Michelin Espanha e Portugal 2020, 2021 e 2022.

 

Pelo trabalho sólido e consistente do chef Rodrigo Castelo e da sua equipa, o Ó Balcão tem já na bagagem vários outros prémios, como “Restaurante de Cozinha Tradicional” da Revista Grandes Escolhas (2019); “Garfo de Prata”, pelo guia “Boa Cama Boa Mesa” (2017, 2018, 2019, 2020 e 2022), “Mesa Diária” (2017), atribuído pelo “Mesa Marcada”, o primeiro lugar na categoria “Restaurantes” no concurso “Revolta do Bacalhau” (2016), e ainda as distinções “Melhor Cozinha de Autor”, e Medalha de Ouro no 6º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo (2016).

 

Em março de 2022, e como resultado de um trabalho contínuo que promove e enaltece a região, os seus produtos, e produtores, Rodrigo Castelo é nomeado Embaixador para a Gastronomia de Santarém, um papel que desempenha com orgulho, muita responsabilidade, mas também uma grande motivação para continuar a levar o “seu” ribatejo cada vez mais longe no panorama gastronómico nacional.

 

É com uma curiosidade natural pelo produto e a sua transformação, uma paixão pela cozinha, um trabalho dedicado, e uma ambição que só os grandes profissionais ousam ter, que o chef ribatejano acredita conseguir levar o Ó Balcão, e a região de Santarém, cada vez mais longe.