Receitas

Arroz de lavagante

Além do lavagante vai precisar de arroz carolino, azeite Virgem extra, manteiga, cebola, alho, coentros, vinho branco, sal e picante.

A primeira coisa a fazer é dividir o lavagante entre as pinças, o lombo e a cabeça, com a qual fará o caldo para a feitura do prato.

Divida a cabeça em duas partes e coloque-a num tacho com azeite, alho e cebola. Vá refogando e esmagando com uma colher as cartilagens do lavagante, por forma a libertar todos os sucos.

Uns minutos depois, coloque um golo de whisky no tacho para flamejar o álcool, tendo sempre cuidados redobrados para não se queimar. Continue a refogar, acrescente vinho branco e, já quase no fim, uma colher de manteiga para ligar os sabores e introduzir cremosidade.

Uns 15 a 20 minutos depois, desligue o fogão e acrescente uns talos de coentros. Deixe arrefecer um pouco e, num robô, triture a grande velocidade. Daqui sairá uma pasta que terá de ser filtratada num coador de malha fina.

É agora chegada a hora de começar a fazer o nosso arroz, começando por um refogado normal com azeite, alho e cebola.

Dois a três minutos depois, coloque no tacho as pinças e o lombo do lavagante cortado pelos seus anéis.

A ideia não é cozê-los já. É apenas enriquecer o refogado, pelo que as peças serão retiradas um minuto depois. É então o momento de colocar o arroz, volteá-lo no tacho e cozinhá-lo no tal caldo. Tempere de sal.

Neste momento, introduza as pinças e os anéis do lavagante e vá controlando a quantidade de caldo, sendo certo que um arroz carolino sorve muito líquido. umas gotas de picante e umas folhas de coentros vão perfumar o prato já de si rico de sabor.

 

Fonte: https://www.cmjornal.pt/boa-vida/receitas/detalhe/arrozadas?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre